top of page
Mediação de leitura: a literatura em jogo

Mediação de leitura: a literatura em jogo

PRÉ-VENDA!

 

Este livro não é um guia com instruções passo a passo sobre como mediar obras literárias em contexto escolar a partir desse ou daquele caminho pedagógico. Se é isso que procura aqui, lamento desapontar você. Agora, se está buscando (re)pensar sua práxis no universo da literatura, aceite o convite para elaborar os seus próprios itinerários (trans)formativos com base em jogos lúdicos de experimentação das, nas, pelas e com as linguagens poéticas.

 

"Mediação de leitura: a literatura em jogo" — escrito por Juliana Pádua S. Medeiros e Joana Marques Ribeiro, com design de Rodolfo Melo, edição de Rafael Silvaro e apresentação de Diana Navas — é um livro teórico-metodológico com uma boa pitada de brincadeira gráfica e poesia visual. A obra, estruturada a partir das pesquisas acadêmicas e práticas pedagógicas das autoras, tem por objetivo propor reflexões sobre educação literária na fase inicial do ensino regular.

 

Este livro explora como a natureza lúdica da literatura está intimamente relacionada com a infância e sugere maneiras de se colocar em jogo no universo ficcional, experimentando situações de apre(e)ndizagens, com as quais se apreende e aprende por meio de ensaios no pensamento, na linguagem e na vida.

 

Ao longo dos capítulos, também são discutidos temas como formação continuada do professor, educação literária, ensino de literatura, desenvolvimento de habilidades leitoras, experiência estética, infância da linguagem, apropriação criativa, avivamento da percepção, imaginação criadora, importância do brincar com as múltiplas linguagens, bem como são citados exemplos de livros ilustrados (picturebooks ou livros-álbum), livros-objeto, livros-imagem e demais estruturas brincantes que convocam ao jogo lúdico da e na literatura. 

 

De clássicos da tradição oral, como a história de Chapeuzinho Vermelho, aos inovadores livros que brincam com as materialidades, sobrevoando produções digitais e desdobramentos em outros textos literários ou não, "Mediação de leitura: a literatura em jogo" aponta como cada experiência leitora pode mobilizar jogadas únicas e reveladoras dentro ou fora da escola, oportunizando o exercício do "poder ser" e do "faz de conta" por meio de experimentações poéticas. Nessa perspectiva, a leitura é tida como evento discursivo que também promove o desenvolvimento de competências socioemocionais, tendo em vista que traz à tona o caráter humanizador próprio da literatura.

 

Como bem destaca um provérbio africano, “para educar qualquer criança, é preciso uma aldeia inteira”. Esse mesmo pensamento se aplica quando o assunto é formação de leitores literários. Neste livro, optou-se por criar um diálogo com o professor-mediador dos anos iniciais da Educação Básica, mas isso não é um impedimento para que educadores em outros contextos e demais membros da comunidade leitora (bibliotecários, contadores de histórias, agentes culturais, livreiros, editores, escritores, ilustradores, designers, familiares etc.) se desafiem a (re)pensar estratégias de mediação.

 

A obra, que brinca com o estado inaugural das múltiplas linguagens, tem por objetivo oportunizar que você: 

  • (re)conheça o potencial lúdico da literatura no desenvolvimento humano;

  • (re)conheça-se como um mediador que joga e que se põe em jogo no universo ficcional;

  • (re)conheça caminhos de criar situações de apre(e)ndizagens e, a partir disso, ensaiar as próprias jogadas;

  • reconheça que este livro-chave não se fecha nas ditas inconclusões finais, pois ele propõe novas partidas, nas quais você abre portas para uma experiência vitalmente brincante.

 

O livro está em pré-venda e será enviado pelos Correios a partir do dia 07/11/24. O frete é gratuito SOMENTE dentro do território brasileiro.

 

 

  • FRAGMENTO DO LIVRO

    Para degustar um aperitivo do livro, acesse este link aqui.

  • INFORMAÇÕES ADICIONAIS

    color

    144 páginas

    20,5 cm x 27,5 cm

R$89,90Preço
bottom of page